Comunidade Nordestina promove Seminários Temáticos para reunir propostas de novas políticas públicas

09/04/10

O Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina - COPANE realiza nos dias 12/04, 27/04, 07/05, 27/05, 30/07 e 02/08, os Seminários Temáticos: O Nordeste em São Paulo com temas como: ‘'A inserção política do nordestino na política de São Paulo'', ‘'O Nordestino em São Paulo: desconstrução e reconstrução de uma identidade'', entre outros assuntos que objetivam tratar de questões pertinentes ao nordestino e elaborar políticas públicas que atendam suas principais necessidades.

O COPANE, um dos mais recentes conselhos de cidadania instituído no Estado de São Paulo, atua na luta para elaborar e articular novas ações para o povo nordestino. A migração nordestina para o Estado de São Paulo, especialmente para a capital, foi um fenômeno social marcante na história deste povo ao longo do século XX, sobretudo na década de 1930, quando o número de estrangeiros vindos para São Paulo foi superado pela migração nacional, sendo a sua maioria composta de nordestinos.

A história do nordestino, que se funde com a história de São Paulo, inspirou os seminários e oficina, momento em que serão discutidos temas cruciais à defesa dos interesses da população nordestina residente no Estado de São Paulo e em seguida deve-se extrair um conjunto de propostas, indicando ao Governo políticas públicas para a promoção dos direitos dos nordestinos.

Cada seminário será acompanhado de apresentações culturais, estimulando a afirmação da identidade dos nordestinos, ainda que tão distantes de sua terra, de sua origem. Assim, serão realizadas "Oficinas de Leitura e Contação de Histórias", com enfoque na literatura nordestina e cordel, bem como atividades musicais.

O projeto será concluído em agosto, durante as comemorações da Semana do Nordestino.

Abertura Solene

Dia 12 de abril de 2010 - 19 horas
Local: Hotel Excelsior Ipiranga
Av. Ipiranga, 770 - Centro - São Paulo